sábado, 1 de setembro de 2018

Á POSSÍVEL CONHECER A PALAVRA DE DEUS E A SUA VONTADE PARA NOSSAS VIDAS?

É POSSÍVEL CONHECER A PALAVRA DE DEUS?

 

 

 

 

 

 

 

TEXTOS: Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.1,2);

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11.6.

MOMENTOS DE REFLEXÃO.

Amados irmãos (ãs), queridos(as) leitores (as).

A título de introdução, gostaria de dizer-lhes que a nossa mente, jamais compreenderá totalmente a vontade de Deus, pois temos uma mente muito limitada, finita. Como pode uma mente, como a humana, poder compreender a mente criadora e onisciente de Deus?

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55.8-9).

 Bem, sendo assim, cabe a nós, seus servos , buscarmos com fé, ardor  e muito amor, compreender, mesmo que em parte a sua vontade para a nossa vida.

Sendo assim vamos ver algumas características da  vontade de Deus para nossas vidas: 

 

1- A VONTADE DE DEUS É AGRADÁVEL.

 

A vontade de Deus, não somente é agradável, mas também infalível. É por isso que eu digo: manda quem tem poder, obedece quem tem juízo.

"Assim será a minha palavra que sair da minha boca. Não tornará para mim vazia, mas efetuará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."(Isaías 55:11)

 

Vamos ver na Bíblia alguns exemplos. Vemos no exemplo de José e o seu sonho, que a vontade de Deus sempre se cumpre. Para você que conhece esta história, uma das mais lindas do Antigo Testamento, pode compreender que não adianta lutar contra ela. A vontade de Deus sempre se cumpre e nunca voltou e nunca voltará vazia. José sofreu muito, talvez por causa da maneira como o seu pai o criou, também por causa do seu comportamento que causava inveja nos demais irmãos; não adiantou nada o que os homens tentaram fazer para que a Palavra, o propósito de Deus não fosse cumprido. O fato é que José dormiu na prisão, acordou na prisão e a noite, já era o governador do Egito, o segundo homem mais poderoso depois do Faraó;

 

2- A VONTADE DE DEUS É PERFEITA E SEMPRE TEM UM PROPÓSITO.

 

A vontade de Deus não ser mudada pela vontade do homem, o homem que consegue, mesmo que em parte, conhecer a sua missão aqui na terra, conhecer o propósito de Deus para a sua vida, com certeza terá uma vida mais feliz, plena, mesmo que sofrendo perseguições.

 

 3- NA VERDADE, NA MAIORIA DA VEZES DEUS ,NÃO EXPLICA A SUA VONTADE.

 

É isso mesmo, Deus não explica os detalhes, não dá a rota.  Por exemplo, no caso de José, Ele não explicou detalhadamente, embora houvesse dado vários sonhos a José, como seria a sua estratégia, quais as metas deveriam ser atingidas, para conseguir ser o governador do Egito e salvar o mundo à época da fome, como seria o seu treinamento até chegar ao posto de governado do Egito.  O fato é que José foi traído, humilhado, injustiçado, escravizado e preso. Mas como já disse acima, pelo poder da vontade de Deus, uma bela manhã, vocês já conhecem a história, ele acordou na prisão e dormiu , sendo o governador de uma nação mais poderosa do mundo. A vontade de Deus não volta vazia, custe o que custar, sofrendo ou não, de uma maneira ou de outra, ela vai ser cumprida fielmente.

 

4- DEUS NÃO MUNDA, ASSIM TAMBÉM ACONTECE COM A SUA PALAVRA.

 

A Sua vontade confirma a Sua Palavra, e isto porque  Deus não pode ir contra Si mesmo. Não pode se contradizer. Deus é imutável.

Ora, meu amigo, minha amiga, se sabemos disto, temos que ficar atentos ao que diz a sua Palavra. Olha só, não é preciso ser um Teólogo para entender isso. Se Deus diz que você não pode fazer e você faz se Ele manda e você não obedece, está indo com a Sua vontade e por isso vai sofrer e pagar o preço.

5- A VONTADE DE DEUS , A SUA PALAVRA, NUNCA IRÁ LHE LEVAR A ERRA O ALVO.

 

Ela irá sempre lhe afastar do pecado e conduzi-lo direto ao ponto. Ela sempre nos afasta do mal, do erro e do engano, quando damos ouvidos, prioridade a Ela.

Nós estamos citando aqui o caso de José, mas vocês, amigos leitores conhecem bem a história de Jonas. Adiantou Jonas tentar fugir da vontade, da Palavra de Deus? A Palavra cumpriu ou não cumpriu? Jonas foi a Nínive ou não ou não foi? Sim, ele foi, mesmo que tenha ido no ventre de uma baleia, o submarino de Deus, naquela ocasião. Volto a repetir: Manda quem tem poder, obedece quem tem juízo. Jonas só foi descendo, do cais para o porão do navio e depois para o mar, o resto você já sabe. 

 6- A VONTADE DE DEUS NUNCA MUNDA.

 

A aliança que Ele fez com Abraão, nunca foi quebrada, mesmo que o homem seja infiel, Ele sempre permanece fiel. O nosso Deus é um Deus de alianças e como a Sua Palavra e agradável, perfeita e boa, ela nunca nos levará a quebrarmos a aliança com Ele. Pode ser aliança com a sua Igreja, Célula ou Discipulado. Olha que belo exemplo: Davi não matou Saul, pois sabia que havia sobre ele um selo divino, uma Aliança.

 7- SÓ CONSEGUIMOS VIVER A VONTADE DE DEUS ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.

Precisamos ter  a inteligencia mental, secular, da inteligência emocional, mas podemos afirmar, sem medo de errarmos, que só iremos entender e viver a plena vontade de Deus por meio da inteligência espiritual .Por isto devemos pedir a Deus que nos dê sabedoria, conhecimento e inteligência, não somente secular, mas principalmente, espiritual. É preciso ler a Palavra, obedecer, orar, jejuar, buscar a Deus, para que Ele nos revele Sua maravilhosa vontade. Nós sofremos por não sabermos a vontade dEle para nossas vidas.

 8- A MEDIDA QUE NOS AMADURECEMOS, TORNA-SE MAIS FÁCIL COMPREENDER QUAL É AGRADÁVEL,

BOA E PERFEITA VONTADE DE DEUS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto mais amadurecemos, mais entendemos a vontade de Deus para nossas vidas, pois de tantos tombos, erros e acertos, tivemos que aprender a buscar a Sua vontade. Temos que saber e entender esta verdade que é  a Sua   vontade para nossas vidas é  ela sempre será boa, agradável e perfeita.

Agora vamos tentar meditar nestas questões:  

  • Você já conseguiu descobrir qual é a vontade de Deus para a sua Vida?

  • O que tem prevalecido? A sua vontade ou a vontade de Deus? 

  • Quais são os maiores desafios para se viver a vontade de Deus?

Como disse, ninguém consegue entender cem por cento a vontade de Deus, devido a queda, o pecado, por mais que nos esforcemos, sempre seremos limitados. Porém isso não pode nos impedir que busquemos entender e buscarmos a sua vontade, pois todos nós fomos criados com um propósito.

Agora, o dia que a nossa prioridade for buscar a vontade de Deus para nossas vidas  , então tudo será melhor em todas as áreas. E aí devemos nos perguntar: Quem está sendo melhor alimentado? Nosso espírito ou a nossa carne? Você sabe que existe uma guerra interior, a carne milita contra o espírito e este contra a carne. Irá vencer a batalha aquele que estiver melhor alimentado. Pense nisto.

Os maiores desafios para que isso aconteça é o materialismo. Vivemos uma vida materialista, consumista, onde só corremos atrás de nosso bem estar físico, mental e social e nunca colocamos em primeiro lugar, o amadurecimento espiritual, seguindo as pisadas de Jesus, Paulo e outros.

Tudo ficará melhor quando fizermos como fez e disse Jesus: "Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. "

Que Deus vos abençoe sempre!

Até o próximo Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário